Notícias

Decorrente da situação do COVID-19, divulgamos novas informações. Adote um comportamento sereno e responsável. Se puder, fique em casa! Em caso de necessidade, contacte a União das Freguesias de Louredo e Fornelos. Estamos por cá para ajudar.

Face à declaração de Situação de Alerta em todo o território nacional, informa-se que o atendimento presencial ao público da União das Freguesias de Louredo e Fornelos encontra-se suspenso. No entanto, e de forma a assegurar uma resposta às necessidades dos cidadãos, disponibilizam-se os seguintes contactos: 917 035 152 (Gil Teixeira, Presidente), 934 252 501 (Carla Pinto, Secretária), 966 863 925 (Marco Teixeira, Tesoureiro), 968 487 566 (Ana Tomás, Administrativa) e o e-mail geral@uniao-louredo-fornelos.pt .

De 8 a 16 de fevereiro, mais de meia centena de jovens estudantes missionários do Projeto Missão País do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar do Porto (ICBAS) estiveram em Santa Marta de Penaguião num projeto que promoveu diversas atividades para a comunidade. Os jovens estiveram também em Louredo e Fornelos.

Caros Cidadãos,

Nesta época festiva em que celebramos valores tão importantes como a solidariedade, a partilha e a esperança, é meu desejo pessoal, e em nome dos elementos do Executivo que lidero, que todos vivamos uma quadra natalícia junto dos que mais gostamos.

Particularmente para si e para a sua família, votos sinceros de um Feliz Natal e de um ano de 2020 de realizações e sucessos.

Boas Festas!

O Presidente da União das Freguesias de Louredo e Fornelos,Gil Carlos Lourenço Teixeira

Tendo em conta o tempo seco, a elevada secura dos combustíveis, a humidade relativa do ar baixa e temperaturas elevadas para a época, não estará acessível no concelho de Santa Marta de Penaguião, o registo para queimas de sobrantes agrícolas ou florestais até ao próximo dia 15 de outubro.

Lembra-se que de acordo com o nº 2 do Artigo 28º do Decreto-Lei nº 14/2019 de 21 de janeiro, fora do Período Crítico, a comunicação prévia à Câmara Municipal para queimas e sobrantes agrícolas ou florestais é obrigatória.

Nos termos do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, e estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho na sua atual redação, a adoção de medidas especiais de prevenção contra incêndios rurais decorre sobretudo durante o período crítico. Este período foi prolongado pelo governo até 10 de outubro devido à persistência de tempo quente e seco.

A Praia Fluvial de Fornelos é um destino de eleição para muitos turistas, que se deslocam até terras de Santa Marta de Penaguião para se refrescarem num ambiente natural, onde imperam o enquadramento na paisagem vinhateira e as águas puras do Rio Aguilhão.

A funcionar desde 1998, a Praia Fluvial de Fornelos é hoje uma verdadeira alternativa ao mar e às praias agitadas da costa. A tranquilidade e a qualidade do espaço e dos equipamentos são motivos que fazem desta zona de lazer uma atração para centenas de veraneantes.

Informam-se todos os cidadãos que de 1 a 16 de agosto, o atendimento decorre às segundas-feiras, das 18h30 às 19h30, em Fiolhais, e às quintas-feiras, das 18h30 às 19h30, em Fornelos.

A União das Freguesias de Louredo e Fornelos disponibiliza a partir de 8 de julho transporte para os cidadãos da freguesia. O transporte, que funcionará todas as segundas-feiras, às 12 horas, parte de Santa Marta de Penaguião até às localidades de Fornelos, Fiolhais, Barreiro, Carvalhais e Corvo.

Esta medida surge para acautelar a ausência de transporte devido ao período de férias escolares, procurando, deste forma, apoiar os cidadãos que necessitem de transporte.

Todos os interessados em beneficiar deste apoio deverão contactar a Junta de Freguesia.

 

Páginas