A agora denominada União de Freguesias de Louredo e Fornelos, resultante da fusão das duas freguesias, não é mais que uma formalização de anos e mesmo séculos de uma relação de amizade e cooperação entre as gentes das duas localidades.
Localizadas a cerca de 10 Km da sede de concelho, Santa Marta de Penaguião, e envolvidas pela paisagem verdejante do Douro e pelas encostas do Marão, ambas constituem pontos de elevado interesse turístico, uma vez que representam de forma fiel as características da região, únicas em todo o mundo, conseguindo aliar o património cultural e arquitectónico ao património natural, proporcionando desta forma paisagens de rara beleza.
Terra de gente trabalhadora, a região tem na vinicultura e agricultura as principais fontes de rendimento dos seus habitantes, que tudo fazem para minimizar os efeitos da desertificação, que é cada vez mais um problema para as terras do interior do país.
Como património arquitectónico de maior valor, destacam-se a Igreja Matriz de Louredo, datada do séc. XVIII, onde está uma imagem de Nª Sra. da Purificação (séc. XV), o cruzeiro em granito de Carvalhais, a Igreja Paroquial de Fornelos ou as casas dos "Onze Moradores" também em Fornelos, que, segundo reza a história, foram os fundadores da aldeia.
Não podemos deixar de destacar também os vestígios bem visíveis que marcam a passagem dos romanos pela região, como o Forno Romano ou a Ponte Romana, que atravessa o rio Aguilhão e é parte integrante do outrora denominado "Caminho da Igreja" e que era percorrido pelas gentes dos vários lugares de Louredo que se deslocavam à Igreja Matriz para assistir à missa.
Para os dias quentes de Verão, a nossa melhor oferta é, sem dúvida, a Praia Fluvial, com características únicas na região e com infraestruturas que proporcionam, a todos os que a frequentam, momentos de lazer sem igual.