Apresentação

A agora denominada União de Freguesias de Louredo e Fornelos, resultante da fusão das duas freguesias, não é mais que uma formalização de anos e mesmo séculos de uma relação de amizade e cooperação entre as gentes das duas localidades.

Localizadas a cerca de 10 Km da sede de concelho, Santa Marta de Penaguião, e envolvidas pela paisagem verdejante do Douro e pelas encostas do Marão, ambas constituem pontos de elevado interesse turístico, uma vez que representam de forma fiel as características da região, únicas em todo o mundo, conseguindo aliar o património cultural e arquitectónico ao património natural, proporcionando desta forma paisagens de rara beleza.

Terra de gente trabalhadora, a região tem na vinicultura e agricultura as principais fontes de rendimento dos seus habitantes, que tudo fazem para minimizar os efeitos da desertificação, que é cada vez mais um problema para as terras do interior do país.

Como património arquitectónico de maior valor, destacam-se a Igreja Matriz de Louredo, datada do séc. XVIII, onde está uma imagem de Nª Sra. da Purificação (séc. XV), o cruzeiro em granito de Carvalhais, a Igreja Paroquial de Fornelos ou as casas dos "Onze Moradores" também em Fornelos, que, segundo reza a história, foram os fundadores da aldeia.

Não podemos deixar de destacar também os vestígios bem visíveis que marcam a passagem dos romanos pela região, como o Forno Romano ou a Ponte Romana, que atravessa o rio Aguilhão e é parte integrante do outrora denominado "Caminho da Igreja" e que era percorrido pelas gentes dos vários lugares de Louredo que se deslocavam à Igreja Matriz para assistir à missa.

Para os dias quentes de Verão, a nossa melhor oferta é, sem dúvida, a Praia Fluvial, com características únicas na região e com infraestruturas que proporcionam, a todos os que a frequentam, momentos de lazer sem igual.

Cultura e Tradições

Tuna de Carvalhais

O nosso grupo nasceu da união de pessoas amigas com amor à música, quer religiosa, quer tradicional.

A celebração do Carnaval é vivida de forma intensa pelos habitantes de Paradela do Monte, festa à qual é associada a comemoração do aniversário do grupo de bombos "Águias do Marão".

Em 2014 a tradição cumpriu-se mais uma vez, com a alegria habitual e com a vontade de todos os participantes fazerem, desta, mais uma ocasião especial para a nossa terra.

Com mais de 150 anos de existência, o Grupo de Bombos "Águias do Marão" é um dos "ex-libris" culturais da nossa região, contando com inúmeras participações nos mais diversos encontros culturais, de norte a sul do país.

Pontos de Interesse Turístico

Miradouro da capela de S. Pedro, localizado em Fornelos, com vistas sobre a aldeia e a serra do Marão.

Localizado bem no alto de Paradela do Monte, este miradouro e parque de lazer pode ser a base para belos momentos de lazer com a família e amigos. Brevemente será dotado de um circuito de manutenção, com variados equipamentos desportivos, o que fará dele uma mais-valia na região.

Localizada bem no centro da povoação do Barreiro e passando quase despercibida no meio do casario, esta capela é um claro exemplo da forte ligação entre as gentes desta região e o culto religioso.

Construída durante o séc. XVIII e localizada no centro de Fornelos, a Igreja Paroquial impõe-se com a sua majestosidade, sendo um motivo de orgulho para todos os habitantes de Fornelos.

Localizada no centro de Fornelos, esta capela apresenta características decorativas únicas, chamando a atenção de todos os que passam nas suas imediações.

Totalmente trabalhado na pedra, este cruzeiro é mais uma demonstração da ligação da nossa terra com o passado e merece toda a atenção de quem o visitar.

Forno utilizado pelos romanos, ao que tudo indica, para cozer peças de barro utilizadas na construção civil, tais como blocos e telhas.
Localizado nas imediações da Praia Fluvial.

Com características únicas na região, a praia fluvial é um ponto de passagem obrigatório nos dias de Verão. Em 2012 esteve presente na lista de praias candidatas às "7 Maravilhas - Praias de Portugal", o que atesta bem da sua qualidade e da mais-valia que representa para a região.

Construída no séc. XVIII, esta igreja marca a região não só pela sua beleza arquitectónica, mas também pela beleza que a rodeia. Em seu redor é possível contemplar belas paisagens com olivais, pinhais e os socalcos tão característicos do Douro vinhateiro. No seu interior encontra-se uma imagem de Nª Sra. da Purificação, padroeira da aldeia, datada do séc. XV.